sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Google maps

Para tornar este projeto dinâmico, resolvi juntar o Google maps. De que adiantava, estar a falar dos monumentos do nosso país e da sua localização e não usasse uma ferramenta que permita por em prática as duas ações. Google maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google. 
Como já perceberam este blog, destina-se a ensinar um pouco sobre a história de alguns monumentos existentes em Portugal, referi apenas alguns por a lista do nosso património é inúmera. Como português deve-mos conhecê-lo saber a sua história e visitá-lo por isso saber a sua localização geográfica.



 



Este projeto destina-se a crianças de modo a fugirem um pouco à tradicional rotina de ensino. Serem capazes de descobrirem coisas novas. Por isso, resolvi testá-lo. Mostrei o blog a uma criança (Luís 7 anos). Ele viu todos os conteúdos ficou admirado porque não sabia que existia tantos monumentos em Portugal (“Coisas fora do comum, casas muito diferentes das nossas”. Refere). E também não sabia que o nosso país era grande e tinha muitas cidades. (“Ainda não aprendi isto na escola”). 
Quando viu a última parte do blog, não sabia para que servia. Então eu expliquei que era uma ferramenta onde ele podia ver tudo que existe no mundo (casas, cidades etc). Ele ficou fascinado, mas expliquei que neste trabalho serviria para ele ver os monumentos em grande dimensão. Começamos então a explorar o Google maps. 


 1ºPasso

 https://maps.google.pt/ 

 Vamos a obter direções (A- Lugar em que estamos B- onde queremos ir), depois no lado direito encontra-se uma opção que diz “satélite” e escolhemos fotografias.



 


 2º Passo

 Depois carregamos em obter direções que estará por baixo dos locais já mencionados e carregamos em fotografias. Irá de imediato aparecer o percurso (linha roxa) até ao local de destino, e aparecerão várias fotografias de locais a visitar até ao destino pretendido.





 


3º Passo

 De seguida, selecciona-se a fotografia que queremos explorar neste caso Bom Jesus de Braga, porque foi o local escolhido.

 



 4º Passo 

 Carrega-se então na imagem, e deparamo-nos com uma grande dimensão, como se parecesse que estamos no local mesmo sem sair de casa. Podemos ver o local em várias perspetivas.

   



 Comentário do Luís:“Gostei muito de ver e fazer é muito giro, parece mesmo que estou lá e a subir as escadas.” 

Depois desta experiência passou muito tempo em frente ao computador, para ver se era sempre igual em outros locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário